Demonstrações Contábeis
As demonstrações contábeis são documentos que todas as empresas obrigatoriamente precisam entregar à Receita federal (fisco).
A responsável em instituir a obrigatoriedade da apresentação de tais dados financeiros foi a lei 6.404/76.
Além de cumprir seu papel diante o fisco, as demonstrações contábeis se tornaram importantes aliadas gerencias para análise e tomada de decisão juntos as empresas, por demonstrarem a performance econômica e financeira da empresa, permite de forma transparente que todos os stakeholders estejam a par da saúde financeira da entidade.
O que são as demonstrações contábeis?
Para entendermos realmente o que são as demonstrações contábeis precisamos entender o que diz a lei 6.404/76.
Parágrafo 1°
“As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior”.
Em outras palavras, as demonstrações contábeis têm o objetivo de mostrar qual o faturamento, despesas, custos, lucro bruto, lucro líquido, variações patrimoniais, fluxo de caixa, etc de cada empresa em determinado período.
As demonstrações contábeis exigidas pela legislação são:
· Balanço Patrimonial
· Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE)
· Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
· Demonstrativo das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
· Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA)
· Demonstrativo do Resultado Abrangente (DRA)
· Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)
· Notas Explicativas
Qual sua importância?
As demonstrações contábeis costumam estar diretamente ligadas a gestão estratégica das empresas, por isso é de extrema importância que o profissional contábil junto com as áreas de planejamento das empresas, estejam sempre atentos as demonstrações e o que elas significam.
Vamos a um exemplo, com as demonstrações contábeis em mãos, a empresa consegue enxergar e relacionar os valores previstos para entrada e saída do caixa empresarial no curto prazo, esse indicador é conhecido como liquidez corrente, e nada mais é que a divisão do total do ativo circulante / pelo total do passivo circulante, valores encontrados junto ao balanço patrimonial.
Poderíamos ficar escrevendo por páginas os inúmeros benefícios gerenciais que podem trazer as demonstrações contábeis, mas isso é um assunto para outro post, onde falaremos exclusivamente dos indicadores contábeis, como calcula-los e analisa-los.
Como a inTrio ajuda você?
A inTrio contabilidade entende a importância das demonstrações contábeis, seja como documento obrigatório ao fisco ou como ferramenta gerencial na tomada de decisão.
Comments