Antes de iniciarmos as dicas sobre o fluxo de caixa, vamos relembrar seu conceito e importância.
O conceito mais básico que podemos aplicar se resume no movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. Por menores que sejam as receitas e despesas oriundas da movimentação diária, todas elas devem ser registradas detalhadamente.
O fluxo de caixa demonstra uma visão precisa sobre o momento financeiro da empresa, ou seja, através de dados efetivos, o gestor pode chegar a conclusões minuciosas, sejam elas positivas ou negativas.
É por isso que uma boa gestão do fluxo de caixa é considerada uma atividade básica e indispensável de gestão financeira.
Agora que relembramos e enfatizamos o conceito e a importância em possuir um fluxo de caixa bem elaborado, vamos às cinco dicas primordiais para que ele seja eficiente.
1 – Organize suas informações
Sempre tenha um critério para registrar suas informações. Como o fluxo de caixa envolve todas as movimentações do seu caixa, é importante que estas sejam classificadas e categorizadas. Por exemplo: origem dos recebimentos, as contas de salário divididas por departamento, os pagamentos classificados por fornecedores e tudo mais que for movimentado precisa estar bem descrito.
2 – Mantenha os dados atualizados
Para um fluxo de caixa que realmente possa fazer a diferença para a gestão da sua empresa, os dados devem ser inseridos e atualizados diariamente. Isso garante um controle realista e contribui para que nenhuma informação relevante fique para trás.
3 – Tenha um bom planejamento financeiro
Um fluxo de caixa eficiente é capaz de proporcionar projeções para seu negócio.
O fluxo de caixa serve para entender as operações que sua empresa já fez, quais foram suas variações e o que o gestor pode esperar pela frente, pois após fazer o controle e analisar os relatórios é possível entender o que pode ser aperfeiçoado, corrigido ou aproveitado nos próximos dias ou meses.
4 – Tenha uma visão realista
O excesso de otimismo por vezes pode ser perigoso para seu negócio. Por isso, recomenda-se criar diferente cenários, desde os mais otimistas, passando pelos realistas e até mesmo os pessimistas. Assim, você conta com critérios para não investir além do que deve entrar em caixa e sofrer uma surpresa desagradável.
5 – Tenha um sistema de gestão
Um bom fluxo de caixa pode ser elaborado até mesmo em uma planilha de Excel. Existem dezenas de exemplos disponibilizados gratuitamente na internet.
Porém, se você deseja uma gestão integrada de seus clientes, fornecedores, e gestão de contas a pagar e receber, aconselha-se encontrar um ERP que contemple todas essas informações, as compile e lhe apresente (através de relatórios ou dashboards) resultados precisos para a tomada de decisão.
A Intrio Contabilidade fornece de forma gratuita a seus clientes uma planilha de Excel que possibilita um excelente controle de fluxo de caixa, possibilitando que o gestor possa trabalhar com o fluxo projetado e realizado. Junte-se agora mesmo às centenas de clientes satisfeitos que encontraram na Intrio, além da contabilidade básica, uma ferramenta estratégica para a tomada de decisões.
Comments