top of page

Afinal, o que é Recursos Humanos?

Recursos Humanos são o conjunto de pessoas que fazem parte de uma empresa, ou seja, o setor de Recursos Humanos é voltado à administrar questões comportamentais que interligam colaborador e organização.


O que é Recursos Humanos?

Primeiramente precisamos entender sobre à evolução desse departamento junto as empresas, antes uma área totalmente ligada a resolver assuntos burocráticos, hoje o RH é um setor de extrema importância, tendo em vista que é responsável pelo maior capital da organização, o capital humano.


A expressão “recursos humanos” pode ser resumida como o setor que trabalha para estudar, analisar e implantar as melhores estratégias de gestão de pessoas.


O que faz o setor de Recursos Humanos?

A área de recursos humanos como já relatado, evoluiu muito com o passar dos anos, e muitas empresas possuem um setor de RH muito bem estruturado e dividido, com profissionais responsáveis por atividades especificas.


Vamos dar alguns exemplos do que um setor de Recursos Humanos pode exercer:

· Recrutamento e seleção;

· Definição de cargos e salários;

· Pesquisa de clima organizacional;

· Treinamento e desenvolvimento;

· Monitoramento de metas, entre outros.


Qual importância do setor de RH nas empresas?

É difícil mensurar a importância do RH diante tantas atribuições e responsabilidades que o setor possui junto a empresa, basta imaginar uma organização sem nenhum responsável em cumprir leis trabalhistas, organizar a condução da folha de pagamento, além de todas as atribuições citadas no tópico anterior.


O setor representa o ponto de equilíbrio entre os interesses da gestão e dos profissionais. É ele quem garante a formação, aprimoramento, manutenção e produtividade da força de trabalho.


Além disso, não podemos deixar de mencionar a importância do RH humanizado, ao auxiliar os colaboradores na busca por mudanças, na reivindicação de condições adequadas de trabalho e na resolução de conflitos.


O RH ainda administra questões legais e fiscais, defendendo os direitos dos trabalhadores e garantindo clareza em procedimentos burocráticos.


Como implantar um setor de Recursos Humanos?

Vamos falar sobre os primeiros passos para montar ou estruturar o setor de RH dentro de uma organização.


1 – Alinhamento Estratégico

Nada mais é que criar ações baseadas em um plano que esteja de acordo com os objetivos da empresa.

Para isso, você precisa entender o planejamento estratégico da empresa: a longo prazo, o que a organização onde você atua deseja alcançar?


Se o objetivo da sua empresa é aumentar as suas receitas em um ano, por exemplo, qual é o papel do RH nessa meta? Você pode pensar em ações que reflitam no aumento da produtividade dos colaboradores e na diminuição das despesas com rotatividade, por exemplo.


2 – Monte um planejamento de ações

Depois de entender como o departamento pode atuar estrategicamente dentro da empresa, é hora de planejar a implementação de RH.


O seu planejamento estratégico deve seguir as condições atuais, dessa forma, nada de planejar ações que você não vai conseguir cumprir. Assim, você evita frustrações e, no momento da apresentação de resultados, consegue mostrar resultados tangíveis para o restante da empresa, planejamento estratégico deve seguir as condições atuais, dessa forma, nada de planejar ações que você não vai conseguir cumprir.


Assim, você evita frustrações e, no momento da apresentação de resultados, consegue mostrar resultados tangíveis para o restante da empresa.


3 – Defina metas

Outra etapa importante na hora de montar a estrutura de Recursos Humanos é estabelecer as metas que vão atender ao seu planejamento.


As metas são importantes para que você não desenvolva o seu trabalho no escuro. A partir delas, você atua com base nas informações que tem e onde quer chegar. Além disso, acompanhando de perto as metas e os processos, é possível propor melhorias ao longo do caminho.


4 – Elabore um procedimento operacional padrão

O regulamento interno é o documento que estabelece todas as normas e procedimentos do setor.


O documento pode ser simples, mas precisa ter claro os caminhos, processos e modos de fazer cada uma das atividades do departamento. Isso é importante para mantê-lo organizado e garantir que essas regras se consolidem com o tempo.

Assim, formalize no regulamento todos os processos, por exemplo: como é realizado o recrutamento e seleção? Qual a política salarial? Quais as regras de concessão dos benefícios?



Por fim, se estiver precisando de uma mãozinha para estruturação ou refinamento do seu setor de Recursos Humanos, chame a inTrio Contabilidade.


Possuímos vasta experiência no assunto, desde alinhamento com as leis trabalhistas, passando pela criação de procedimentos operacionais padrões e a elaboração do plano de cargos e salários.


Comments


bottom of page