top of page

ChatGPT: o que é, como funciona e como você pode usar essa ferramenta

Para aqueles que achavam que inteligência artificial não passava de tema de filme, agora ela se faz cada dia mais presente em nossa rotina.


Com o desenvolvimento tecnológico, surgiram diversas ferramentas que se utilizam desse mecanismo, principalmente para automatizações, sejam elas em softwares ou até mesmo na em tarefas diárias envolvendo a sua casa.


Porém, um dos casos mais surpreendentes certamente é o ChatGPT, uma inteligência artificial que imita a linguagem humana. Muitas pessoas começaram explorar esse recurso e perceberam que ele pode ter diversas utilidades, e é sobre isso que falaremos a seguir.


O que é o ChatGPT?

Basicamente, é um recurso de inteligência artificial que simula a linguagem humana, criado por um laboratório de pesquisas, a OpenAI.


O chat pode fazer várias tarefas, desde escrever artigos ou notícias até criar códigos inteiros de programação.


O grande diferencial do ChatGPT é que ele se baseia em uma tecnologia de modelo de linguagem que consegue entender o significado das frases, proporcionando conversas muitos mais complexas.


Um dos diferenciais mais incríveis da ferramenta é que o ChatGPT pode responder a milhares de perguntas e se aperfeiçoar nos próximos resultados esperados.


Como o ChatGPT funciona?

Assim como em uma conversa do WhatsApp, por exemplo, é possível que o usuário envie uma mensagem à ferramenta e a interação comece instantaneamente.


Imagine então que você fará uma pergunta utilizando a caixa de texto e a ferramenta irá responder usando a inteligência artificial. Você ainda pode detalhar melhor o que deseja, e o ChatGPT vai aprimorando as respostas, até alcançar o padrão desejado. Isso é possível graças à tecnologia de aprendizagem da ferramenta, também conhecida como Machine Learning.


Como usar o ChatGPT?

Por ser tratar de uma novidade e estar em plena evolução, as pessoas ainda têm dúvidas de como utilizar o Chat GPT de forma concreta, por isso vamos passar alguns exemplos de como utilizar a ferramenta.


1 – Criar conteúdo

A criação de conteúdo é uma das funções mais interessantes do ChatGPT. A ferramenta pode gerar conteúdos totalmente inéditos de acordo com os dados que você fornecer, como textos, posts e artigos.


2 – Tradução

O ChatGPT também pode ser usado para traduzir textos em praticamente todos os idiomas.


3 – Tirar dúvidas

O ChatGPT também pode atuar como uma espécie de consultor. A tecnologia é capaz de responder a questionamentos, e, caso não entenda, irá continuar solicitando informações para oferecer as melhores respostas.


4 – Analisar dados

A análise de grandes quantidades de dados é outro recurso oferecido pela ferramenta. É possível solicitar estudos aprofundados de informações, relatórios, balanços e planilhas que sejam do seu interesse.


Como baixar o ChatGPT?

Caso tenha interesse em começar utilizar o ChatGPT, deixamos aqui um tutorial completo fornecido pela TECHTUDO, qual tem um passo a passo de como instalar o ChatGPT em português.



Fonte: eNotas

Comentarios


bottom of page