top of page

Contabilidade gerencial: por que é tão importante junto as empresas?

A contabilidade gerencial vai além do modelo tradicional, tão comum na maioria dos escritórios contábeis Brasil a fora.

Com a modernização da atuação dos contadores, a contabilidade gerencial surge para fornecer informações pontuais para que os gestores tomem decisões assertivas.


O que é contabilidade gerencial?

Para entendermos o conceito de contabilidade gerencial, precisamos entender qual a ligação entre contador e empresa.


Na contabilidade gerencial o contador atua de maneira mais colaborativa com a gestão empresarial, ou seja, transforma informações internas em ferramenta de gestão. Diferentemente do modelo mais tradicional, que produz documentos que serão entregues aos órgãos públicos, para atender o fisco.


Quais os principais benefícios da contabilidade gerencial?

O modelo de contabilidade gerencial agrega muito valor à gestão das empresas. Com as informações recebidas, o gestor pode compreender os números e transformá-los em estratégias e planos de ação.


Na sequência vamos falar um pouco sobre as principais vantagens da contabilidade gerencial.


Eficiência na gestão

Ser eficiente quer dizer fazer mais com menos, acertar mais rápido e tomar decisões de forma ágil. A contabilidade gerencial pode apoiar o empresário em todos esses aspectos, tornando a gestão muito mais otimizada.


Apoio no controle de desperdícios

É comum que os pequenos empreendedores não tenham conhecimento das áreas que desperdiçam recursos em sua empresa, pois estão mais focados em mantê-la em ordem.

A contabilidade gerencial auxilia a resolver esse problema, pois fornece as informações já organizadas para que seja possível enxergar para onde o dinheiro está indo.


Maior controle financeiro

Para controlar melhor as finanças, é importante estar sempre um passo à frente dos acontecimentos, evitando surpresas. Adotando a contabilidade gerencial, sua empresa terá fácil acesso a dados como perspectivas do fluxo de caixa, projeção de lucratividade, simulação de enquadramentos tributários, etc.


Mais aprendizado sobre seu negócio

Não faz ideia do que seu contador está fazendo e por qual motivo ele faz as coisas de uma determinada forma? Na contabilidade gerencial o contato entre o dono do negócio e o contador é totalmente diferente, pois um não trabalha sem o outro.


Qual o papel do contador na contabilidade gerencial?

O contador tem um papel fundamental na contabilidade gerencial. Cabe a ele estudar os números recebidos do cliente e transformar em indicadores.


Para ser um agente facilitador, é importante que o profissional da contabilidade seja altamente qualificado e entenda de gestão empresarial.


Como utilizar a contabilidade gerencial?

Para usufruir ao máximo dos benefícios da contabilidade gerencial, é preciso estruturar a empresa.

A melhor forma de ter todas as informações financeiras e contábeis sempre à mão e organizadas é utilizando a tecnologia.


A Intrio contabilidade oferece aos seus clientes planos que incluem essa modalidade em seu pacote de serviços, identificando, compilando e apresentando de forma clara e objetiva ao gestor os principais pontos fortes e principalmente os gargalos que podem ser melhorados em busca de resultados cada dia mais significativos.


Fonte: Contabilizei

Comments


bottom of page