top of page

A importância da gestão de custos para sua empresa

Gestão de custos


Por vezes a gestão de custos não desprende a importância necessária que o assunto necessita dentro das empresas, o que acaba resultando diretamente na lucratividade do negócio.


Sabemos que a realidade da grande maioria das empresas não permite que seu negócio possua um setor diretamente ligado a gestão de custos, ficando assim essa responsabilidade para o gestor, administrador ou dono da empresa.


Mas indiferente do responsável em conduzir essa gestão, podemos afirmar que gerir os custos de maneira eficiente contribui diretamente na saúde financeira da empresa.


O que é a gestão de custos?


Basicamente a gestão de custos é mais uma parte dentre tanto processos internos da empresa que compõem uma estratégia bem-sucedida.


Como o próprio nome sugere, nada mais é do que uma prática que visa gerenciar os custos do seu negócios.

Esses custos são divididos em fixos e variáveis.


Exemplos de custos fixos, internet, telefonia, segurança.


Exemplos de custos variáveis, são os gastos que sobem ou baixam de acordo com o nível de atividade da empresa. Um bom exemplo de custo variável é a matéria-prima.


O mais importante é entender que a gestão de custos busca, mapear, entender, calcular e controlar esses valores, em prol do melhor resultado financeiro possível para a empresa.


Qual objetivo da gestão de custos?


O objetivo principal da gestão de custos é auxiliar na definição do preço final para seus produtos ou serviços.

Em especial, a gestão serve para nortear o planejamento estratégico do seu negócio.


Esse fator acaba se tornando decisivo em situações que exigem tomadas de decisões, como uma negociação onde a margem está apertada, e essas boas práticas de gestão de custos podem ser essenciais no momento de decidir sobre o fechamento do negócio.


Qual a importância da gestão de custos para sua empresa?

Ao identificar e compreender os custos do seu negócio, fica muito mais entender sua importância.


A gestão de custos é parte essencial na gestão de desempenho e rendimento da empresa, afinal implica diretamente na definição da melhor margem de lucro.


Em resumo, uma boa gestão de custos serve como ferramenta indispensável para uma empresa master a saúde financeira do seu negócio.


A inTrio oferece a seus clientes planos de mapeamento e interpretação dos custos da empresa, sendo assim um diferencial importante para garantir o sucesso do seu negócio, seja no aumento da margem de lucro ou garantir a otimização dos custos da sua empresa.


Fontes: TOTVS SEBRAE





Comentários


bottom of page