top of page

Como maximizar o lucro da sua empresa

Antes de falarmos sobre as formas de maximizar seus lucros, precisamos entender qual o conceito básico de lucro.

Em resumo, o lucro é o valor líquido que sobra à entidade depois que todos seus custos e despesas são descontados do seu faturamento.


Maximizar o lucro


Não existe receita mágica para aumentar seus lucros, basicamente para que isso aconteça você precisa:

Ou faturar mais sem que seus custos e despesas aumentem significativamente;

Ou diminuir seus custo e despesas diante um faturamento já estabelecido.


Diante essas duas diretrizes, vamos pensar algumas estratégias que contribuíam para chegar ao resultado que esperamos.


1 – Aumente seu faturamento


Pode parecer um pouco obvio, mas aumentar faturamento nem sempre significa maximizar seus lucros, você precisa encontrar uma maneira de faturar mais, mas de forma sustentável, ou seja, de nada adianta duplicar o faturamento se os custos e despesas subirem proporcionalmente.


Uma das maneiras mais eficazes para aumentar o faturamento sem implicar diretamente no aumento dos custos e despesas é apostar no mercado digital. Atualmente plataformas como o google oferecem serviços como o Google ADS, Google Business, e estratégias de tráfego orgânico que permitirão aumentar seu faturamento sem ter aumento de gastos estruturais, ou com novos colaboradores por exemplo.


2 – Mapeie sua estrutura de custos e despesas


Através do demonstrativo do resultado do exercício (DRE) seja ele gerencial ou contábil, faça um “pente fino” nos seus custos e despesas. Comece sempre pelo mais relevante, analisando de forma hierárquica um a um.


Tente identificar seu algum desses custos ou despesas pode ser reduzido, claro, sem que esse corte represente perda de faturamento. Um contado capacitado pode ser muito útil nesse processo de avaliação e tomada de decisão.


3 – Tenha uma boa gestão de fornecedores


Crie uma lista dos suprimentos mais utilizados na empresa e correlacione com os respectivos fornecedores. Muitas vezes criar uma rotina de cotação de preço antes de uma compra efetiva pode trazer bons resultados.


Estabeleça também relações sólidas com esses fornecedores, isso poderá facilitar a negociação de prazos e principalmente valores.


4 – Aprenda a precificar


A precificação de um produto ou serviço é uma tarefa importante e desafiadora para as empresas. Por isso não pode ser feita simplesmente no achismo ou no feeling do gestor de vendas.


Comece levantando todos os custos envolvidos até a venda, posteriormente aplique qual o percentual de lucro desejado em cada produto ou serviço.


Uma boa pesquisa de mercado é necessária, existem casos que todos seus concorrentes podem estar vendendo um produto com preço maior que o seu, então um “emparelhamento” do preço de venda certamente não diminuirá suas vendas e aumentará seu faturamento.


5 – Aumente o ticket médio dos clientes


Aumentar seu ticket médio, ou seja, fazer com que seus clientes comprem mais do que costumam, pode ser outra estratégia muito interessante para aumentar seu faturamento sem aumentar seus custos e despesas.


Uma técnica interessante é analisar as compras periódicas de seus clientes, isso pode dar uma visão ampla do que é mais vendido e consequentemente quais produtos podem ser agregados a cada cliente especificamente.


6 – Use a contabilidade como ferramenta de gestão


Ter uma contabilidade ativa que possa trazer uma visão ampla e transparente da situação contábil e financeira da sua empresa é fundamental.


A contabilidade além de trazer economias tributárias através do planejamento tributário, pode também analisar a saúde financeira da sua empresa com vários indicativos e técnicas contábeis. Com isso certamente o profissional contábil poderá sugerir maneiras de maximizar seus lucros.


Essas seis dicas simples certamente farão toda a diferença na lucratividade da sua empresa.


Como a inTrio ajuda você?


A inTrio trabalha em todas as frentes contábeis e gerenciais das entidades, se você está com dificuldade em interpretar a saúde financeira da sua empresa, chame a inTrio agora mesmo! Contato

Comments


bottom of page