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7 dicas para elaborar um bom orçamento

Antes de passarmos 7 dicas fundamentais para a elaboração de um ótimo orçamento, precisamos saber o conceito básico sobre o assunto.


O orçamento nada mais é do que um documento detalhando os valores praticados pela sua empresa em seus serviços ou produtos oferecidos ao mercado.

Ou seja, esse documento apresentará a melhor cotação possível para que o negócio possa ser fechado.


Por vezes, o próprio orçamento serve como uma formalização da contratação dos serviços e produtos ou para a emissão da ordem de compra do seu cliente.


Agora que entendemos o conceito básico sobre o orçamento, vamos às 7 dicas valiosas para transformar seu orçamento em uma ferramenta efetiva de venda.


1 – Possua um documento personalizado

A primeira impressão realmente é a que fica! Possua um documento personalizado com a cara da sua empresa, onde contenha sua logo, informações pertinentes a sua empresa e que demonstre a preocupação em transmitir uma imagem clara e comunicativa dos dados nele contidos.


2 – Data de criação e valida do orçamento

É comum que o cliente procure as empresas com um orçamento desatualizado, que por vezes não condiz mais com a realidade do mercado. Por isso, não esqueça de informar em seu orçamento sua data de criação e principalmente a validade da proposta. Isso evitará perdas financeiras ao seu negócio.


3 – Informe todas as formas de contato da sua empresa

Informe e-mail, telefone, redes sociais, site e tudo para que o cliente tenha facilidade em procurar e encontrar sua empresa. Uma dica extra é manter sempre suas redes sociais atualizadas, demonstrando assim a seu cliente o cuidado com que você conduz seu negócio.


4 – Valor unitário e valor total dos produtos

Pode parecer um tanto quanto lógico, mas para não deixar dúvida alguma em seu orçamento, destaque os valores unitários e totais de cada serviço ou produto.


5 – Informe possíveis gastos extras

Pode eventualmente existir gastos extras ao seu cliente, como uma taxa de entrega (frete). Isso deve ser deixado bem claro em sua proposta para que seus clientes não se surpreendam e acabem por vezes se sentindo enganados, confiabilidade entre empresa e cliente é a base de qualquer negócio.


6 – Prazo de entrega do pedido

Se seu produto leva um certo tempo para ficar pronto, informe isso também, para dar ao cliente uma real noção de tempo que demorará para ter seus produtos em mãos ou seu serviço executado.


7 – Formas de pagamento aceitas

A última, mas não menos importante: não deixe para informar as formas de pagamento aceitas pela sua empresa após o fechamento do negócio. Isso pode frustrar o cliente caso você não aceite uma forma de pagamento imaginada por ele. Por exemplo: parcelamento em X vezes no cartão de crédito Y, ou desconto para pagamento à vista etc

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Agora que você já sabe tudo sobre elaboração de seus orçamentos, mãos à obra! Colocando esses simples 7 dicas em prática, temos certeza de que seus orçamentos serão vistos com outros olhos e sua taxa de conversão de venda aumentará.


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