top of page

Orçamento orçado x realizado: entenda sua importância, e suas vantagens

Uma empresa que preza pela organização financeira, certamente irá adotar o controle orçamentário como uma das suas práticas mais relevantes, primeiramente para projetar cenários para a tomada de decisão, e consequentemente para comparar o orçado com o realizado para identificar possíveis gargalos financeiros.


Qual a importância do controle orçamentário?

Antes de falarmos sobre conceitos, precisamos entender o que é um orçamento.

Orçamento é uma prévia, estimativa, de tudo que será gasto para manter a estrutura da empresa, ou seja, garantir a estabilidade financeira da entidade.


A importância do controle orçamentário vai muito além do que uma simples comparação entre orçado x realizado, empresas com um setor orçamentário bem estruturado conseguem oferecer informações para o gestor tomar decisão antes mesmos da sua realização, e isso pode ser um diferencial decisivo no mercado.


Qual a diferença entre orçado x realizado?

Orçado é aquele que faz uma prévia do que virá a se concretizar, seja ele das receitas, despesas ou custos.


Vamos a um exemplo prático para melhor fixação. A empresa deseja aumentar sua produção, e para isso decide abrir uma jornada noturna, o setor orçamentário terá que orçar todas as variáveis que irão impactar nesse processo, como novos salários, adicionais noturnos, gastos com energia elétrica etc.


Realizado é aquele que realmente se concretiza, seja ele das receitas, despesas ou custos.

Vamos a um exemplo prático para melhor fixação. A empresa realmente iniciou a produção na jornada noturna, agora já possuímos a base de dados para comparar o orçado x realizado, ou seja, já possuímos o total dos salários, adicionais noturnos, gastos com energia etc. Esse então é o orçamento efetivamente realizado.


Quais as principais vantagens do controle orçamentário?


Melhor análise das metas

As metas existem para fomentar no time o desejo de crescimento e a motivação para melhorar o desempenho a cada dia. Com o orçamento você terá condições de observar se os funcionários estão engajados e se os desafios estão sendo cumpridos.


Criação de uma base de informações

Com a nova cultura baseada em dados, a criação de uma base minuciosa de informações numéricas pode transformar o olhar da gestão em poucos minutos. O orçamento faz um apontamento direcionado, mas, para isso, é fundamental que estejam lançados orçado e realizado.


Construção de indicadores de desempenho

Indicadores são termômetros e auxiliam a leitura do orçamento e do desempenho da entidade, da equipe e dos projetos. A mensuração dos resultados tem maior eficiência com o uso dos dados realizados.


Conclusão

O controle orçamentário mostra-se fundamental para a organização financeira de qualquer empresa, imagine você podendo tomar decisões com um cenário projetado que venha a se concretizar com o passar do tempo.


Para que isso aconteça, vimos a importância de possuir uma base de informações para melhor embasamento.


A Intrio possuí métodos e ferramentas que auxiliam seus clientes na organização orçamentária.

Caso você ainda não possua esse diferencial, o que está esperando? Chame agora mesmo a Intrio!


Fonte: ROCKCONTENT

Commentaires


bottom of page