Uma empresa que preza pela organização financeira, certamente irá adotar o controle orçamentário como uma das suas práticas mais relevantes, primeiramente para projetar cenários para a tomada de decisão, e consequentemente para comparar o orçado com o realizado para identificar possíveis gargalos financeiros.
Qual a importância do controle orçamentário?
Antes de falarmos sobre conceitos, precisamos entender o que é um orçamento.
Orçamento é uma prévia, estimativa, de tudo que será gasto para manter a estrutura da empresa, ou seja, garantir a estabilidade financeira da entidade.
A importância do controle orçamentário vai muito além do que uma simples comparação entre orçado x realizado, empresas com um setor orçamentário bem estruturado conseguem oferecer informações para o gestor tomar decisão antes mesmos da sua realização, e isso pode ser um diferencial decisivo no mercado.
Qual a diferença entre orçado x realizado?
Orçado é aquele que faz uma prévia do que virá a se concretizar, seja ele das receitas, despesas ou custos.
Vamos a um exemplo prático para melhor fixação. A empresa deseja aumentar sua produção, e para isso decide abrir uma jornada noturna, o setor orçamentário terá que orçar todas as variáveis que irão impactar nesse processo, como novos salários, adicionais noturnos, gastos com energia elétrica etc.
Realizado é aquele que realmente se concretiza, seja ele das receitas, despesas ou custos.
Vamos a um exemplo prático para melhor fixação. A empresa realmente iniciou a produção na jornada noturna, agora já possuímos a base de dados para comparar o orçado x realizado, ou seja, já possuímos o total dos salários, adicionais noturnos, gastos com energia etc. Esse então é o orçamento efetivamente realizado.
Quais as principais vantagens do controle orçamentário?
Melhor análise das metas
As metas existem para fomentar no time o desejo de crescimento e a motivação para melhorar o desempenho a cada dia. Com o orçamento você terá condições de observar se os funcionários estão engajados e se os desafios estão sendo cumpridos.
Criação de uma base de informações
Com a nova cultura baseada em dados, a criação de uma base minuciosa de informações numéricas pode transformar o olhar da gestão em poucos minutos. O orçamento faz um apontamento direcionado, mas, para isso, é fundamental que estejam lançados orçado e realizado.
Construção de indicadores de desempenho
Indicadores são termômetros e auxiliam a leitura do orçamento e do desempenho da entidade, da equipe e dos projetos. A mensuração dos resultados tem maior eficiência com o uso dos dados realizados.
Conclusão
O controle orçamentário mostra-se fundamental para a organização financeira de qualquer empresa, imagine você podendo tomar decisões com um cenário projetado que venha a se concretizar com o passar do tempo.
Para que isso aconteça, vimos a importância de possuir uma base de informações para melhor embasamento.
A Intrio possuí métodos e ferramentas que auxiliam seus clientes na organização orçamentária.
Caso você ainda não possua esse diferencial, o que está esperando? Chame agora mesmo a Intrio!
Fonte: ROCKCONTENT
Comments