top of page

Plano de contas contábil: O que é, e qual seu objetivo?

Plano de Contas


Quando se fala em Plano de Contar a primeira coisa que deve ser considerada é suas relevância para o controle financeiro das empresas, basicamente registra e monitora o que entra e sai da entidade.


A estrutura do plano de contas registra os ativos, passivos e demais itens contábeis (como receitas e despesas).


Vale ressaltar que cada empresa pode ter um plano de contas próprio, dependendo das necessidades, ramo de atuação, peculiaridades etc. No Brasil o plano de contas apesar de altamente personalizável deve ser estrutura conforme dita a lei das sociedades por ações (Lei 6.404/76).


O que é o Plano de Contas?


Basicamente é uma lista onde todas as “contas” da empresa são encontradas. O Plano de Contas consegue por exemplo, fornecer uma visão ampla e estratégica do que cada setor gasta, bem como quais receitas ele gera.


O plano de contas contábil classifica também as movimentações financeiras da empresa, o que compõe os relatórios financeiros e as demonstrações contábeis obrigatórias, como Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).


Qual o objetivo do Pano de Contas?


A contabilidade por si só costuma trazer elementos complicados, uma das grandes preocupações dos escritórios de contabilidade é preparar toda documentação exigida pelo fisco, e podem ter certeza que um plano de contas bem gerido ajuda e muito nesse processo.


O Plano de Contas contábil ajuda a categorizar as informações financeiras que serão enviadas ao governo através dos documentos obrigatórios.


Desse modo, é mais fácil identificar as contas, por meio da padronização da leitura das informações, o que simplifica que todas as empresas “falem a mesma língua” quando falamos da sua contabilidade.


Assim, o plano de contas contábil ajuda a simplificar a interpretação das informações, permitindo que em uma leitura rápida o especialista possa identificar falhas ou oportunidades de melhorias.


Como a inTrio ajuda você?


A inTrio contabilidade costuma trabalhar com Planos de Contas personalizados para cada tipo de cliente, ou seja, nos adaptamos a realidade da empresa, permitindo assim que essa estruturação contábil sirva também como ferramenta que permita uma visão ampla das “contas” da empresa.


Quer conhecer uma nova maneira de tratar contabilidade? Venha agora mesmo para a inTrio Contabilidade!


Comentários


bottom of page