top of page

Como um sistema de gestão pode ajudar sua empresa?

Sistema de gestão empresarial (ERP)


Um sistema de gestão empresarial é uma ferramenta mais completa que controles mais básicos como o Excel, ou arquivos de texto como Word.

Os ERPs conectam várias áreas do seu negócio, como a otimização e integração das suas compras, estoques, faturamento e financeiro.


O que é um sistema de gestão empresarial?


A ideia central por trás de um sistema de gestão é otimizar e facilitar o trabalho no dia a dia na sua empresa, sejam nas atividades pertinentes a gestão ou as tarefas operacionais diárias.


Um sistema também pode centralizar as informações de um ou mais setores. O que fornece uma visão mais ampla e ajuda na tomada de decisão para seu negócio. Por isso, é comum que esse software traga benefícios que vão além dos aspectos financeiros.


Vantagens de usar um sistema de gestão empresarial


Diante todas as vantagens que um ERP pode trazer a sua empresa vamos destacar algumas:

Integração das áreas da empresa


Deixar de lado inúmeras ferramentas diferentes para a gestão da sua empresa, como planilhas, documentos de texto é uma das grandes vantagens em contratar um ERP. Assim os setores irão trabalhar integrados, com informações centralizadas.

Um bom exemplo disso é a integração entre o setor de faturamento e de compras, que permite um planejamento de compras baseados no faturamento mensal.


Apoio às tomadas de decisão


Os dados extraídos do sistema de gestão permitem identificar diversas necessidades da sua empresa, como:


· Comparativo do faturamento mensal;

· Gestão e gargalos de estoque;

· Fluxo de caixa;

· Programação de compras, entre outros.


Redução de custos


Diminuir ou mitigar a os erros dos processos operacionais, assim como realizar as atividades com menos tempo e maior eficiência, certamente ajudam a empresa a reduzir seus custos.

Esse contexto impacta indiretamente as margens de lucro da organização. Outra vantagem é que, com as atividades mais direcionadas, os colaboradores se tornam mais produtivos.


Segurança dos dados


O sistema de gestão empresarial agrega mais segurança aos dados vitais da sua empresa, seja através de um ERP “nas nuvens” ou através de backups realizados diariamente junto ao seu sistema.

Os riscos de vazamentos, ataques cibernéticos e uso indevido das informações também são reduzidos se você contrata o ERP certo. Isso porque a tecnologia, apoiada por sólidos protocolos de segurança, é praticamente inviolável.


Como escolher o melhor sistema (ERP)?

Vários aspectos devem ser levados em consideração na escolha do sistema que melhor se adapte a realidade da sua empresa.


Primeiramente faça um trabalho de levantamento das necessidades que o ERP a ser adquirido irá suprir, posteriormente escolha alguns sistemas no mercado e faça um trabalho de “aderência”, ou seja, verifique se o sistema atenderá suas necessidades.


Outros aspectos a serem considerados são:

· Segurança do sistema;

· Usabilidade;

· Suporte técnico oferecido;

· Custo-benefício, entre outros.




Comments


bottom of page