top of page

O que é DRE na contabilidade e qual sua função?

DRE


O que é a DRE


Teoricamente falando, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), é um relatório contábil que demonstra e evidencia as operações da empresa, demonstrando assim se houveram lucros ou prejuízos em um determinado período.


Normalmente a DRE é solicitada juntamente com o Balanço Patrimonial para demonstrar a saúde financeira da empresa, seja para apresentar a bancos, fornecedores e obviamente para atender as demandas do fisco.

Todas as empresas têm obrigação de apresentar a DRE, exceto a MEI, e deve ser assinada por um contador para garantir confiabilidade nas informações.


Qual a função da DRE


Atualmente a DRE vem sendo utilizada muito além de um simples relatório que atende as demandas do fisco nacional, a DRE está se tornando ferramenta de gestão junto ao empresários para a tomada de decisões.

Com a evolução tecnológica oferecida pelos softwares empresariais, quase todas as empresas podem emitir de maneira simples e intuitiva uma DRE gerencial, podendo assim analisar elementos como: Receitas de venda

Despesas e custos

Resultado financeiro

E até mesmo fazer uma análise entre DRE projetada versus DRE realizada.


Caso você ainda não utilize esse relatório, está mais que na hora de aprender fazer a leitura da DRE!


Assim, na hora de tomar decisões, você terá dados confiáveis para saber se está no momento de cortar gastos em alguma área específica, ou se está obtendo lucro suficiente para investir ainda mais em seu negócio.


Como a inTrio ajuda você?


A inTrio contabilidade garante que todos seus clientes tenham sua DRE em mãos em tempo hábil, assim podendo usufruir de todos seus benefícios, além de ajudar nossos clientes a interpretá-la e sugerir boas práticas para melhorar ainda mais o resultado demonstrado na DRE.


Commentaires


bottom of page