top of page

Mas afinal, o que é contabilidade e para que serve?

Essas são perguntas comuns, principalmente para quem está começando a estudar sobre contabilidade, ou se depara com a necessidade de possuir os serviços contábeis para abrir e gerenciar sua empresa.


O que é contabilidade e para que serve?


Segundo uma definição mais técnica, contabilidade é:

A ciência que estuda, registra e interpreta as informações financeiras das empresas e os fenômenos que afetam seu patrimônio.

É assim que o autor Hilário Franco define o conceito em seu livro Contabilidade Geral (Atlas, 1971).


Agora trazendo para uma interpretação mais simples, imagine o montante de movimentações financeiras, comerciais e de recursos humanos que uma empresa possui, ou seja, toda sua venda de produtos ou prestação de serviços, todas suas contas a receber e a pagar, e toda movimentação de folha de pagamento dos seus colaboradores.

A contabilidade é a responsável em recepcionar essas informações, analisá-las, as registrar e executar os processos legais, gerando toda parte tributária (impostos) e entregando essas informações ao fisco.


Não existe empresa sem a figura de um contador.


Nos últimos anos a contabilidade tem evoluído muito, e o contador que até a poucos anos era conhecido como um mero “guarda-livros”, hoje tem função fundamental dentro das empresas, de transformar a contabilidade em ferramenta de gestão, auxiliando na tomada de decisões.

Essa evolução ajudou a cunhar algumas áreas especificas dentro da contabilidade, onde o profissional se especializou em nichos específicos para atender de forma mais assertiva cada um de seus clientes, alguns exemplos: * Contabilidade Gerencial

* Contabilidade Pública

* Contabilidade Rural

* Contabilidade Imobiliária


E por aí vai!


Futuro da contabilidade


Muitos questionam se a profissão se tornará obsoleta diante tanta evolução tecnológica que vem surgindo.


Se o contador seguir as novas tendências, utilizar a tecnologia ao seu favor, a profissão na verdade se torna ainda mais promissora, tendo em vista que o papel do contador se tornará efetivamente estratégico, colaborando para as empresas, pagarem menos impostos, diminuírem seus custos e despesas e por fim maximizar seus resultados.


Comentarios


bottom of page