top of page

O que é planejamento tributário e qual a importância para sua empresa

Um planejamento tributário bem estruturado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa, tendo em vista que a carga tributária representa uma fatia significativa dos desembolsos mensais.


O que é o planejamento tributário?

Basicamente é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça benéfica, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento.


Qual a importância de planejar?

O objetivo é diminuir ou até mesmo postergar os impostos que incidem na empresa, legalmente essa operação é chamada de elisão fiscal. Afinal, essa gestão de impostos além de contribuir diretamente no fluxo de caixa da empresa irá definir se seu produto ou serviço terá um preço competitivo no mercado.


Como aliviar a carga tributária?

Existem 3 (três) principais caminhos que podem ser seguidos.


1 – Evitar incidência de Impostos

Estar sempre atento as regras tributárias que impedem a ocorrência do fato gerador do tributo é essencial. Um exemplo é aproveitar a isenção de impostos de seu município, caso ela exista.


2 – Reduzir os valores a serem recolhidos

Diante uma análise minuciosa de cada imposto pago, é possível adotar medidas de redução das taxas. Alguns bons exemplos são, a não incidência de determinados impostos na composição da base de cálculo tributária, e as alíquotas zeradas de determinados impostos em produtos específicos.


3 – Retardar o pagamento

Existem ações que permitem postergar o pagamento de imposto sem a ocorrência de multa e juros. Essa estratégia é muito útil para quem precisa ajustar seu fluxo de caixa e seu capital de giro, ou até mesmo empresas que trabalham com grandes prazos de recebimento.


Como realizar o planejamento tributário?

O primeiro passo é encontrar um profissional especializado, que costuma ser um contador.

Quanto maior o tamanho da empresa e o número de serviços ou produtos oferecidos, maior será o trabalho de análise e planejamento tributário.

Escolhido o profissional, não deixe dúvidas para trás, exponha toda a realidade da empresa somente assim poderão identificar e escolher o regime tributário que melhor se encaixa em sua realidade.


Lembrando que a inTrio contabilidade possui profissionais com mais de 10 anos de experiência em planejamento tributário, com milhares de reais já poupados ou recuperados para inúmeras empresas do Brasil.

Comments


bottom of page